O QUE É CONTO?

Conto é um gênero literário ficcional, ou seja, uma narrativa de ficção. Os elementos que compõem um conto são: personagens, enredo, narrador, tempo e espaço. Por ser um texto de pequena extensão, quando  comparado a romances e novelas, possui poucos personagens, um único clímax, tempo e lugar delimitados.
Sugere-se ao estudante, quando este for analisar um conto, que primeiramente faça uma leitura corrida do texto, procurando identificar os elementos principais, já mencionados. É de fundamental importância que também busque informações a respeito do autor do conto. Saber onde este nasceu e quando nasceu, qual é seu estilo e em que contexto socioeconômico, político e cultural vive ou viveu facilitará a interpretação do texto.
O próximo passo para a compreensão do texto é realizar uma segunda leitura, minuciosa, marcando as palavras cujos significados lhe são desconhecidos, observando detalhes, impressões, inclusive o título. Buscar o porquê de o autor ter escolhido aquele título e que relação direta ele tem com o texto. 
Depois disso, o estudante estará mais preparado para entender o texto.

Profª Perpétua

Nenhum comentário:

Postar um comentário