quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Uns braços - Machado de Assis

fonte: www.google.com.br

Uns braços é a história de Inácio, rapaz de 15 anos de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede. Fica algum tempo o admirando, mesmo sem entender porque está fazendo aquilo, sentindo aquilo, e inesperadamente dá-lhe um leve beijo na boca. Nesse momento, Inácio estava num sono pesado, sonhando com ela, sem saber que era beijado realmente. Até que D. Severina ouve um barulho num dos cômodos e temendo ser alguém que pudesse vê-la no quarto do rapaz, sai apressadamente. Pouco tempo depois, Borges manda o garoto de volta a seu pai, e na despedida não vê D. Severina, levando consigo apenas as sensações vividas.

Por: Inglis

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse conto de Machado de Assis é mais um daqueles que deixam certa ambiguidade no ar, com direito a várias interpretações. O beijo, com o qual Inácio sonhava, aconteceu realmente, mas para ele não passou de um sonho. Então ele passa a ter aquela sensação daquele beijo de D.Severina.
      Se você pensar bem, Enzo, Inácio tinha apenas 15 anos de idade. Era uma adolescente... e, como tal, sonhador, que ver em D. Severina, ou melhor, nos braços dela, o despertar de uma paixão, de um desejo. Típico do século em que se passa o enredo.
      O final do conto nos surpreende (característica de conto!) porque Borges manda Inácio de volta. então o ponto final era ali, segundo o autor. Deixando o leitor á interpretação. Será que Borges desconfiou do interesse do rapaz? será que viu algo diferente em sua mulher? Enfim.

      Excluir